Festival de Cinema ItalianoFestival del Cinema Italiano

O Festival de Cinema Italiano é um festival realizado no Brasil desde 2004, e hoje é um dos maiores festivais de cinema do Brasil e do mundo. Erica Bernardini, sócia-diretora da Arteon e Nico Rossini, diretor da ITALCAM (Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura) são os fundadores do projeto, que desde o início teve como objetivo incentivar os cinéfilos do Brasil a conhecerem mais filmes italianos, além dos diretores tradicionais.

Em cada ano o Festival recebe presenças dos mais importantes e renomados atores, diretores, roteiristas do cinema italiano. Em 2020, novos desafios, com a pandemia do COVID-19, o Festival aconteceu pela primeira vez de forma virtual no Petra Belas Artes à La Carte, e de forma presencial em drive-in, no Estádio do Pacaembu.

A abertura da edição de 2021 aconteceu no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, com uma seleção de 32 filmes e foi apresentada em formato híbrido, presencial (na cidade de São Paulo, no Petra Belas Artes) e virtual (em todo Brasil, no streaming do site do festival).

 

Erica Bernardini
Diretora e Curadora

Previous
Next
Previous
Next

Links Rápidos

© Todos os direitos reservado por: Arteon LTDA - 2021