Animação significa, antes de mais nada, “dar vida” a objetos estáticos.
A proposta desse projeto é ensinar os participantes a dar vida aos objetos através da técnica de stop motion e pode ser usada como ferramenta de desenvolvimento pessoal, desenvolvimento de equipes, planejamento estratégico e diversas outras aplicações onde a PARTICIPAÇÃO seja essencial.
Objetivo é desenvolver a criatividade, as habilidades artísticas dos participantes e o desenvolvimento pessoal e de equipe.
OFICINA
As oficinas proporcionam uma primeira experiência com a Animação, envolvendo os participantes em um universo novo, lúdico e criativo.
As oficinas atendem os públicos infanto-‐juvenil e adulto com técnicas diferenciadas para cada grupo.
Os participantes irão vivenciar todas as etapas de uma produção de um vídeo de animação stop motion, quadro a quadro, e utilizarão os blocos de montar para criar seus cenários que envolve a criação do roteiro, storyboard, confecção de personagens e de cenários com os blocos de montar, organização das cenas, captação de imagem e edição deste material em formato audiovisual.
RESULTADO
Ferramenta para promover o autoconhecimento através de desafios.
Um dos princípios fundamentais da metodologia é o fato das MÃOS terem uma conexão direta com o cérebro inconsciente. Com isso, é possível acessar informações que são representadas através de metáforas que são construídas durante os desafios propostos nas oficinas.
Além disso, cada mão representa um hemisfério do cérebro, usando o potencial de ambos os lados durante a atividade.
Outro fator é a aplicação da teoria do FLOW que tem como premissa que as pessoas entram em um estado de FLOW (Fluxo) quando são submetidas a uma condição de DESAFIO/HABILIDADES com feedbacks constantes. Este estado somente é possível se o desafio não for excessivamente difícil que levaria a pessoa a um estado de ANSIEDADE, ou se o desafio não for muito fácil o que levaria ao TÉDIO.
O resultado é representado por meio dos cenários apresentados, histórias construídas, desempenho organizacional de cada participante e desenvolvimento do espírito de equipe.
MINISTRANTE
Eliseu Lopes Filho: Mestre em Comunicação e Semiótica, doutorado em Tecnologia da Inteligência e Design, atua como como diretor, montador e professor titular da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) em São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema e na área de Ciência da Computação com ênfase em Jogos Digitais atuando principalmente nos seguintes temas: animação, efeitos especiais, videografismo, direção e montagem.