Evento: Amedeo Minghi

Amedeo Minghi

Amedeo Minghi (Nascido em Roma em 1947) é um cantor e compositor italiano. Ele já compôs músicas para Andrea Bocelli, Anna OxaGianni MorandiMarcella BellaMia MartiniMietta e Rossana Casale. Internacionalmente ele é mais conhecido pela música “Cantare è d’Amore” que foi tema da animação do longa-metragem da Disney,Tarzan de 1999.

Tem uma relação muito forte com o Brasil onde ficou conhecido pela música “Cantare è d’Amore”, tema da novela Anjo Mau (1997). Também compôs e interpretou o tema italiano da abertura da novela Esperança (2002) e da trilha de Passione (2010) com “La Vita Mia”, todas exibidas pela TV Globo em horário nobre.

Amedeo iniciou a sua carreira nos anos 60 com a gravação de “Alla fine”. Depois despontou com “L’immenso”, um sucesso dos maiores dos anos 70 na Itália. Com o disco “Serenata”, alcançou o posto de um dos grandes da canção italiana.

 

A turnê “Forse Si Musicale”, visto por um milhão de espectadores, dura três anos e alcança um sucesso clamoroso com “Vita mia”, “Canzoni”, “Vattene amore”, “Nené” e o leva a concertos em S. Maria In Trastevere” que reuniu 40.000 pessoas, seguido do Teatro Sistina de Roma e “I Ricordi Del Cuore” no Estádio Olímpico de Roma para 25.000 pessoas, concerto esse, que culminou com um Home Vídeo duplo. Contemporaneamente, Amedeo vive uma época de intensa atividade como compositor de trilhas sonoras para miniséries televisas para a TV RAI, como as 5 séries de “Fantaghirò” que foram distribuídas em 78 países, com o título “The Cave of the Golden Rose”.

 

Nos anos 90, alcança outros sucessos: “Come due soli in cielo” e “Cantare è d’amore” os quais fizeram muito sucesso na America do Sul . Minghi se apresentou em São Paulo, em um grande teatro, com grande sucesso, com uma semana de shows, cujos ingressos foram completamente esgotados e lançou 2 CD’s um dos quais, uma coletânea que vendeu mais de 250.000 cópias, conferindo a Minghi o sucesso no Brasil.

 

Amedeo se despede do século 21 com “Un Uomo Venuto da Lontano” dedicada ao Santo Padre João Paulo II, música essa, cantada na presença do Papa, na sala PAOLO VI, e no vídeo que contém essa música, encontramos também as famosas “Decenni” e “Gerusalemme”, essa última foi a pedido do Vaticano em ocasião do Jubileu de 2000, as quais estão contidas no CD duplo “Minghi Studio Collection”. Participa do Festival de San Remo cantando com Mariella Nava “Futuro come te” e lança o seu 20° CD, “ANITA”, um musical que narra uma das maiores histórias românticas da Itália: o amor entre ANITA e GIUSEPPE GARIBALDI, e que é adaptada para uma minisérie na emissora  Rai 1.

 

Em 2002 lança “L’altra faccia della luna”, com o qual juntamente com a canção “Un Uomo Venuto da Lontano”, no ano de 2003 se apresenta na América do Sul (Rio de Janeiro, São Paulo, Córdoba e Buenos Aires) e na Europa em Cracóvia, Estrasburgo, Bucareste, Madri, Roma e Jerusalém. Termina com grande estilo em um show no “Palalottomatica” em Roma, transmitido ao vivo via satelite. Publica uma coletânea: “Cosi sei Tu” interpretado em dueto com a cantora moscovita Diana GurzKaya apresentada em Moscou no teatro do Kremlin. Participa como autor no CD de Andrea Bocelli intitulado “Andrea” com a música “Per Noi”. Participou de um projeto para a UNICEF lançando um CD intitulado “Sotto l’ombrellone”.

 

Em 2006, por ocasião dos seus 40 anos de carreira, a EMI lança “The Platinum Collection” composta de 3 CD’s, nos quais estão contidas 48 canções, das quais uma inédita: “Ed Altre Storie”, a qual salienta a intensa carreira artística de Amedeo que conta tudo de si no seu primeiro livro biográfico “L’ascolteranno gli Americani” publicado pela Rai Eri e distribuído pela Mondatori.

 

Fez um show em 2008 no “Auditorium della Conciliazione” com a orquestra “La Sinfonietta” de Roma, composta por mais de 90 músicos e orquestrada pelo Maestro Renato Serio. Participaram ao evento muitos convidados entre os quais Laura Comi (primeira estrela do Opera di Roma).

 

Participou da 58ª edição do Festival de Sanremo com a música “Cammina cammina” e logo depois foi lançada uma coletânia ao vivo com o titulo “40 anni di me con voi”, gravada no Auditorium della Conciliazione em Roma.

 

Atualmente fez uma pequena turnê na Normandia e se apresentou no Mediterranean Conference Centre de Malta, obtendo um enorme sucesso. No verão da Itália começa uma turnê repleta de shows e eventos por toda a Itália.

 

© Todos os direitos reservado por: Arteon LTDA - 2021

Code7 - Boteria