Evento: 30 anosAlfa RomeoClube no Brasil

30 Anos – ALFA ROMEO CLUBE DO BRASIL

A exemplo do que ocorreu em dezenas de locais ao redor do mundo, o fascínio exercido pelos automóveis da tradicional marca italiana Alfa Romeo inspirou, também aqui no Brasil, a formação de um clube de aficionados, o “Alfa Romeo Clube do Brasil”.

O NOME ALFA ROMEO  

A tradição esportiva e o carisma da marca Alfa Romeo dispensam maiores comentários. Da mesma forma, as inovações tecnológicas, assim como a beleza e a personalidade de suas linhas, estiveram presentes ao longo de toda a história evolutiva dos automóveis da fábrica de Milão.

Vale registrar a origem do nome Alfa Romeo. Em 1907, o fabricante dos automóveis franceses Darracq resolveu criar uma filial italiana, vindo a construir uma fábrica na cidade de Milão, a “Società Italiana Automobili Darracq”. A experiência, contudo, não foi bem sucedida, e já em 1909 a Sociedade Darracq foi dissolvida e a seguir reconstituída com capitais italianos, com a nova razão social “Società Anonima Lombarda Fabbrica Automobili”, cujas quatro últimas iniciais formavam o nome ALFA. A fundação desta nova sociedade data de 24 de Junho de 1910. O nome ROMEO somente viria a agregar-se à marca bem mais tarde, após a aquisição da fábrica ALFA pelo engenheiro Nicola Romeo. Apenas no início da década de vinte, após o término da primeira grande guerra, foram lançados os primeiros carros levando efetivamente o nome completo “ALFA ROMEO”.

(*) FONTE: Artigos publicados no BOLETIM INFORMATIVO do Alfa Romeo Clube do Brasil, colaboração de Alberto M. Caló.

 

A ORIGEM DO CLUBE

Pode-se afirmar que o Alfa Romeo Clube do Brasil nasceu em torno de duas grandes paixões: A paixão pelos automóveis Alfa Romeo e a paixão pelas corridas. O Clube foi idealizado por um pequeno grupo de aficionados, que em fins de 1987 participava com Alfas dos torneios de carros antigos então realizados pela APCAH (Associação de Pilotos de Carros Antigos e Históricos).

Em função do reduzido número de Alfas então presentes nos “grids”, foi nascendo o desejo de se congregar um maior número de admiradores de carros da marca, que tanto pudessem aumentar o número de participantes nas corridas, em igualdade de condições, como ainda, e principalmente, compartilhar do objetivo maior de um congraçamento em torno da efetiva utilização, preservação e divulgação dos automóveis da marca Alfa Romeo.

Para dar início ao clube, foi publicado um anúncio informando sobre a sua criação, chamando os simpatizantes para participar. A resposta foi imediata, e logo foram cadastrados perto de 30 sócios. Outros tantos juntaram-se mais tarde àqueles sócios de primeira hora, totalizando hoje cerca de 60 entusiasmados “alfamobilistas”.

O Clube foi assim criado, de maneira ainda informal, em janeiro de 1988. Posteriormente, em 1990, foi providenciada a sua oficialização, inclusive o registro dos seus estatutos em Cartório. Foi feita também a apresentação do clube e o seu registro

oficial junto ao Centro Histórico da Alfa Romeo de Milão, passando desde então a figurar no cadastro e na relação dos Alfa Romeo Clubes do mundo inteiro.

Links Rápidos

© Todos os direitos reservado por: Arteon LTDA - 2021

Code7 - Boteria